Vacinação visa prevenir doenças respiratórias durante o outono. Governo de SP disponibiliza um portal para esclarecer dúvidas sobre a vacinação
Pedro Miranda Publicado em 22/03/2024, às 20h39
A partir da próxima segunda-feira (25), os moradores do estado de São Paulo terão acesso à vacinação contra a gripe em todos os 645 municípios. A campanha, que segue até o dia 5 de maio, visa ampliar a cobertura vacinal para 18,1 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Entre os grupos alvos da vacinação estão crianças até seis anos, gestantes, professores dos ensinos básico e superior, idosos, e outros segmentos. Com a chegada do outono e a consequente maior prevalência de doenças respiratórias, a vacinação se torna uma medida preventiva crucial.
Segundo Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, a mudança de estação contribui para o aumento de casos de doenças respiratórias agudas. Portanto, é fundamental adotar as medidas de prevenção e se imunizar para evitar a proliferação do vírus.
No ano passado, o governo paulista alcançou uma taxa de imunização de 53% da população contra a gripe. Para este ano, mais de 1,7 milhão de doses da vacina foram enviadas a São Paulo pelo Ministério da Saúde e distribuídas para os Grupos de Vigilância Epidemiológica.
Para esclarecer dúvidas frequentes sobre a vacinação, o governo estadual disponibiliza o portal Vacina 100 Dúvidas, abordando temas como efeitos colaterais, eficácia das vacinas e doenças imunopreveníveis.
Os grupos prioritários para vacinação incluem crianças, idosos, gestantes, pessoas em situação de rua, povos indígenas, quilombolas, profissionais da saúde e da segurança, além de pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais, entre outros.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil