Com porta de entrada para o segundo semetres deste ano, o Vestibulinho das Etecs teve mais de 90 mil inscrições. A prova será aplicada no dia 4 de junho
Victoria Batalha Publicado em 24/05/2023, às 07h00 - Atualizado às 07h03
Mais de 94 mil candidatos se inscreveram para realizar o processo seletivo Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que vai acontecer no dia 4 de junho. O local do exame será divulgado no dia 31 de maio, a partir das 15 horas no site oficial do exame, na aba do “área do candidato”.
Os cursos técnicos mais concorridos para a entrada do segundo semestre no processo seletivo é Enfermagem, Desenvolvimento de Sistemas e Administração.
O curso técnico em Enfermagem, na unidade da Etec Carlos de Campos, para o turno da manhã, é o mais concorrido, com 13,53 candidatos por vagas. Em seguida vem Desenvolvimento de Sistemas, na Etec Lauro Gomes, com 8,4 candidatos por vagas e também na unidade de Guarulhos, com 8,3 candidatos por vaga. Administração na Escola Técnica de Guarulhos conta com 7,68 candidatos por vagas e Nutrição e Dietética, na Etec de Presidente Vagas, em Mogi das Cruzes, está com 6,43 candidatos por vagas. Já os cursos de Produção Cultural e Design, de Canto está com 6,43 candidatos por vaga e Teatro com 6,33 candidatos por vaga, ambos os cursos são para a Etec de Artes, em São Paulo/SP.
Os novos cursos, como o curso técnico em Viticultura e Enologia, na Etec Benedito Storani em Jundiaí está com 4,45 candidatos por vaga e para formação técnica em Veterinária, para a Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, em Jaulas, teve 112 inscrições para 40 vagas ofertadas.
As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O Vestibulinho ETEC é uma das mais populares e concorridas provas entre os estudantes de nível fundamental, sendo basicamente destinada àqueles que queiram cursar o ensino técnico e médio.