Novo concurso da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) contará com oportunidades para cargos de ensinos médio e superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 02/10/2025, às 08h00
Cresce a expectativa pela publicação do edital do novo concurso Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). O certame já conta com contrato assinado com a banca organizadora desde o último dia 12 de setembro. Desta forma, o certame já pode ter início. Questionada pela reportagem do jC Concursos, a assessoria de imprensa confirma que a data precisa de liberação do edital ainda não está confirmada, mas deve ocorrer, no mais tardar, até dezembro. De qualque forma, uma vez assinado o contrato, é possível que a liberação ocorra antes desse prazo.
Ao todo, a Artesp oferecerá 142 vagas, sendo 62 para cargos de ensino médio e 80 para formação de nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 12.070.
No caso de ensino médio, todas as 62 oportunidades são para o cargo de agente de fiscalização à regulação de transporte I, que conta com salário inicial de R$ 3.944.
Para nível superior, a distribuição de vagas é a seguinte, com respectivas remunerações:
Assim que iniciadas, as inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, que será a Fundação Carlos Chagas (FCC).
O último concurso Artesp ocorreu em 2016, com uma oferta de 161 vagas, sendo 68 para agente de fiscalização (ensino médio) e 89 para analistas e especialistas (nível superior). A banca organizadora, na ocasião, também foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Para agente, as áreas foram as seguintes:
Para analistas foram oferecidas 16 vagas, com exigência de nível superior e três anos de atividade
Ainda para nível superior foram oferecidas oportunidades para especialistas em regulação de transporte I, com vagas nas seguintes áreas:
Para especialista em regulação e transporte III, com experiência mínima de cinco anos na respectiva área, foram oferecidas vagas da seguinte forma:
Para agentes, a prova objetiva contou com 70 questões, da seguinte forma:
A parte de conhecimentos gerais versou sobre:
Para analistas foram 80 questões objetivas, além de redação e títulos, sendo:
A parte de conhecimentos gerais versou sobre:
Para especialistas foram 80 questões objetivas, além de redação e títulos, sendo:
A parte de conhecimentos gerais, como um todo, versou sobre, com alguma destas disciplinas não sendo cobradas para algumas áreas de atuação: