Com exceção da ANP, todas as agências com editais por vir, confirmaram que paralisação dos servidores não acarretará prejuízos aos trabalhos
Redação Publicado em 25/07/2012, às 10h12
O governo federal enfrenta uma saraivada de greves no funcionalismo público federal. Além da paralisação na educação, a situação foi agravada na última semana com a instauração da greve dos servidores das agências reguladoras. De acordo com o Sindicato Nacional das Agências Reguladoras (Sinagências), trata-se da primeira paralisação desde a criação e regulação das agências nos anos 90.
Entre as principais reivindicações da pauta grevista estão a isonomia para os cargos da área de gestão (administrativa, financeira, tecnologia da informação e comunicação) e finalísticas (regulação, fiscalização e inspeção), correção da tabela remuneratória e criação de uma carreira única para regulação federal.
A paralisação já conta com adesão de 60% dos servidores das principais agências reguladoras, ainda segundo números do Sinagências.
Sem afetação
Muitas dessas agências estão para lançar editais de abertura para processos seletivos e a preocupação de como a greve influenciaria no cronograma desses concursos afligiu muitos concurseiros. No entanto, procuradas pela reportagem do JC&E, as agências informaram que a greve não afetará os procedimentos para a abertura dos concursos.
“Como a comissão do concurso é constituída por servidores comissionados, esse risco não existe”, informou a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Águas (ANA). O órgão tem menos de um mês para publicar o edital para 45 vagas de nível médio e, até o momento, ainda não foi definida a empresa que organizará a seleção.
A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), que tem até setembro para abrir concurso para 170 ofertas, também garantiu a normalidade dos procedimentos para tal. A mesma posição externada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que tem até dezembro para abrir 161 vagas. Já a assessoria de imprensa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que tem até outubro para divulgar o edital com 152 vagas, não foi localizada pela reportagem durante toda a semana.
Reinaldo Matheus Glioche/SP