Juntos concursos somam 139 oportunidades de nível médio e superior. O objetivo do Ministério do Planejamento é a substituição de trabalhadores terceirizados por servidores efetivos
Redação Publicado em 19/10/2010, às 09h51
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) publicou autorizações de dois concursos, que juntos somam 139 oportunidades. Os órgãos beneficiados são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e a Fundação Biblioteca Nacional.
Tanto o concurso para a Fundação Biblioteca Nacional quanto para o CNPQ visam substituir profissionais terceirizados e atendem a termos de conciliação judicial com o Ministério Público do Trabalho.
O edital prevê 95 vagas para o CNPq para os cargos de analista de ciência e tecnologia (46) e assistente em ciência e tecnologia (49), carreiras, respectivamente, de níveis superior e médio. Os salários iniciais são de R$ 1.331,97 para assistente e de R$ 2.419,07 para analista.
Já o Fundação Biblioteca Nacional, sediada na cidade do Rio de Janeiro, terá oferta de 44 vagas de nível médio para os cargos de assistente administrativo, assistente administrativo 1, assistente administrativo 2 e assistente administrativo 3, assistente técnico administrativo e auxiliar de documentação 2. Ainda não houve a divulgação dos salários para este órgão. O edital de abertura do concurso deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, 18 de abril de 2011.
Saiba mais
O CNPq é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia que busca estimular a pesquisa científica e tecnológica e a formação de profissionais para a pesquisa no Brasil.
A Fundação Biblioteca Nacional é o órgão que administra a Biblioteca Nacional do Brasil, cujo acervo teve início com obras trazidas por Dom João VI de Portugal, em 1808, e hoje é uma das dez maiores bibliotecas do mundo, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A fundação também atua no controle, elaboração e divulgação da bibliografia brasileira, além de coordenar o sistema nacional de bibliotecas públicas. (fonte: www.bn.br)
Aline Viana
Veja também:
STM (DF)/ Até novembro deve sair edital para 132 vagas