As vagas serão preenchidas em 2009 e 2010.
Redação Publicado em 31/12/2008, às 09h59
Boa notícia para o funcionalismo público federal! O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a realizar processo seletivo para a contratação de 238.130 servidores temporários. O objetivo das contratações é a preparação e a realização do Censo Demográfico de 2010.
De acordo com a autorização, as oportunidades serão distribuídas entre as fases de Censo Experimental (230 vagas), a ser realizada em 2009 e Censo Demográfico, em 2010 (237.900).
As ofertas serão distribuídas da seguinte maneira:
- 2009 - nível médio – Agente Censitário Municipal (5), Agente Censitário Supervisor (25); nível fundamental – Recenseador (200);
- 2010 – nível médio – Agente Censitário Regional (400), Agente Censitário Administrativo (2 mil), Agente Censitário de Informática (1,5 mil), Agente Censitário Municipal (7 mil) e Agente Censitário Supervisor (27 mil); nível fundamental – Recenseador (200 mil).
A seleção será através de prova escrita e as contratações deverão obedecer à Lei Orçamentária Anual, assim como ao Plano Plurianual e à Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Em 2008, o IBGE realizou processo seletivo para a contratação de 332 Analistas Censitários, também em caráter temporário. Para concorrer era necessário ter nível superior. A remuneração oferecida foi de R$ 4 mil, acrescida de benefícios, como vale-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário.
Juliana Pronunciati/SP
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais