Cajamar abrirá concursos em breve

Chances previstas serão para motorista, agente de defesa civil, operador de máquina, fonoaudiólogo, médico, guarda municipal, entre outros cargos. Moura Melo organizará as seleções.

Redação   Publicado em 17/08/2010, às 16h03

A Prefeitura de Cajamar, cidade localizada a 40 km da capital paulista, promoverá dois novos processos seletivos. As seleções ficarão sob a responsabilidade da Moura Melo Concursos e os editais deverão ser publicados muito em breve.

O primeiro concurso ofertará chances para as mais diversas carreiras. Estão previstas ofertas para as funções de agente de defesa civil, agente de trânsito e transporte, motorista de ambulância, encanador, pedreiro, pintor, operador de máquina, treinador desportivo (várias modalidades), fonoaudiólogo e médico.

Para médico, segundo informa o site da Moura Melo, haverá oportunidades para plantonistas e para as especialidades de pediatria, infectologia, endocrinologia, pneumologia, otorrinolaringologia. O número de vagas do concurso não foi divulgado.

Já o segundo processo seletivo disponibilizará 50 oportunidades para o cargo de guarda municipal. Ainda não há informações sobre os vencimentos que serão pagos pela prefeitura.

Concurso anterior – Em maio, a Prefeitura de Cajamar abriu inscrições para 22 ofertas de merendeira. Para concorrer, era preciso ter ensino fundamental incompleto. O salário, segundo o edital do concurso, correspondia a R$ 789,20, mas também estava previsto o pagamento de outros benefícios, como plano de saúde, auxílio-alimentação e vale-transporte.

Também organizado pela Moura Melo, a taxa de participação custou R$ 15. A avaliação objetiva contou com 50 questões, das quais 40 eram sobre português e matemática e as dez restantes sobre conhecimentos específicos da função. Também houve exame prático.

Talita Fusco/SP

Veja também:

IBGE: instituto contratará novos recenseadores

MAPA: ministério realizará seleção para fiscal federal

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.