O órgão poderá ter 87.024 funcionários. O edital do próximo concurso está previsto para ser lançado em breve
Redação Publicado em 24/02/2010, às 15h12
O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) publicou no Diário Oficial da União de hoje, dia 24, que o quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal (CEF) foi alterado para 87.024 funcionários. Segundo o documento, assinado pelo diretor Murilo Francisco Barella, também fazem parte deste número os servidores efetivos (que ingressaram no órgão por meio de concursos), os trabalhadores comissionados, os profissionais cedidos a outras instituições, assim como os requisitados de outras companhias, e os colaboradores afastados por causa de doença, acidente de trabalho e demais motivos.
Antes de o Governo Federal permitir que a banco faça novas contratações, o limite de funcionários da Caixa era de 84.224. Agora, foram liberadas mais 2.800 oportunidades. No momento, a CEF tem 81.437 servidores, portanto, será possível pedir autorização para o provimento de outros 5.587 cargos. Mas o número fixado pela Dest não significa que todos os postos deverão ser preenchidos mediante novas seleções. Alguns processos seletivos realizados pelo órgão ainda estão em validade e, desta maneira, as futuras vagas serão ocupadas por estes concursos e pelos que vierem a surgir.
Próximas seleções – Recentemente, o JC&E divulgou que o banco lançará dois processos seletivos que formarão cadastro reserva (CR). O primeiro disponibilizará chances para técnico bancário nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto o segundo terá ofertas para técnico bancário, advogado, arquiteto e engenheiro nos outros Estados do país. Para concorrer ao cargo de técnico bancário será preciso ter o nível médio completo. Já as demais oportunidades exigirão que os candidatos possuam o nível superior completo. De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, atualmente, o salário de quem exerce essas carreiras no órgão pode variar de R$ 1.452 a R$ 6,6 mil (o que depende da função e da carga horária de trabalho cumprida).
Conforme a assessoria revelou, o Cespe/UnB foi escolhido para organizar os dois concursos, mas não há uma data definida para a publicação dos editais. A expectativa é de que o lançamento da primeira seleção ocorra muito em breve.
Flávio Fernandes/SP
Veja também:
Banco Central: comissão do Senado aprova vagas de procurador
A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e é agente responsável, entre outras coisas, pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego. Trata-se de uma empresa 100% pública, que exerce papel no desenvolvimento urbano e na justiça social do país, por priorizar setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Tem como missão atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do estado brasileiro.