Órgão trabalha com a possibilidade de divulgar o edital de abertura até o fim de favereiro. Organização da seleção será da Fundação Carlos Chagas
Redação Publicado em 18/01/2013, às 13h20
Seguem intensos os preparativos para o novo concurso da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô/SP). Anunciado em novembro de 2012 e então prometido para o primeiro trimestre deste ano, o concurso para agente de segurança deve ter suas principais definições concentradas neste mês de janeiro, segundo apurações do JC&E junto ao órgão. A meta segue sendo divulgar o edital de abertura até março e para que isso ocorra, segundo o departamento de comunicação do Metrô, é preciso definir o número de vagas a ser oferecido ainda em janeiro. Segundo revelou em entrevista ao JC&E o gerente de recursos humanos do órgão, Alfredo Falchi Neto, a Fundação Carlos Chagas será a responsável pela seleção.
Outro forte indício de que as definições surgirão ao longo deste mês é o fato de que a validade do último concurso expira na próxima sexta-feira, 18 de janeiro. O órgão já sinalizou que o novo edital deverá apresentar, além das vagas para efetivação imediata, ofertas para composição de cadastro reserva.
O cargo
O agente de segurança é responsável por executar ações preventivas, corretivas e repressivas nas dependências do Metrô, que incluem estações, trens e terminais.
Para concorrer à função, o candidato deve ter nível médio completo e ter altura mínima de 1,70m, se homem, e de 1,65m, se mulher. A jornada de trabalho varia entre 36h e 40h semanais,com turnos de revezamento e escalas fixas. O salário inicial é de R$ 1.991,91. Para todos os cargos o Metrô oferece benefícios como vale-transporte e vale-alimentação. A admissão será pelo regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O concurso
A seleção dos candidatos é composta por prova objetiva de conhecimentos básicos de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico e atualidades; além de prova de capacidade física.
Reinaldo Matheus Glioche/SP