Novo concurso para promotor de justiça em elaboração

Regulamentação do concurso já foi divulgada. Organização da seleção ficará sob responsabilidade do próprio órgão que evita estimar quando irá divulgar o edital de abertura

Reinaldo Matheus Glioche   Publicado em 30/08/2013, às 14h58

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ) já prepara um novo concurso para o cargo de promotor de justiça substituto. Serão oito vagas para efetivação imediata e oportunidades para composição de cadastro reserva. O concurso terá validade de dois anos com possibilidade de prorrogação por igual período.

A seleção será constituída por cinco etapas: provas objetivas, avaliações discursivas especializadas (penal, civil, etc), exames orais, prova escrita de língua portuguesa e análise de títulos. A organização do concurso será de inteira responsabilidade do Ministério Público que, segundo sua assessoria de comunicação, não contratará empresa especializada em organização de concursos.

As inscrições, quando esta fase for iniciada, só poderão ser feitas no site do órgão (www.mprj.mp.br). Ainda não se sabe o valor da taxa de inscrição que só será conhecida quando da divulgação do edital de abertura.

O MP/RJ ainda não tem uma data específica para a liberação do edital, mas a expectativa é de que este seja liberado em breve.

Requisitos

Para concorrer à função de promotor, é preciso ser bacharel em direito e ter, no mínimo, três anos de prática jurídica comprovável por meio de certidões e demais métodos comprobatórios oficiais. O salário inicial da carreira gira em torno de R$ 19 mil.