Órgão define organizadora de seu primeiro concurso

Empresa vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras realizará concurso para várias carreiras.

Redação   Publicado em 01/12/2011, às 15h46

A São Paulo Obras (SP Obras), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), realizará seu primeiro concurso público e já possui definida a Cetro Concursos Públicos como organizadora.

A assessoria do órgão diz que o processo seletivo será destinado a várias carreiras, porém, ainda não há número oficial de vagas nem outras informações sobre a seleção.

A SP Obras contratou também a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para o desenvolvimento de plano de cargos, salários e carreira para os empregados da empresa, como consta no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. 

Sobre a SP Obras – Criada em dezembro de 2009 com a cisão da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), a empresa tem como objetivo executar programas, projetos e obras definidos pela administração municipal.

É também um órgão viabilizador de obras e projetos, administrando recursos advindos do Tesouro Municipal, financiamentos públicos e operações urbanas.

Elabora também licitações para outros órgãos públicos municipais e, ainda, executa obras definidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano nas áreas de abrangência das operações urbanas, sendo responsável pela instalação, manutenção, exploração, concessão e permissão do mobiliário urbano.

Executa a contratação, a supervisão e a fiscalização de concessão urbanística, e pode desenvolver toda e qualquer atividade econômica correlata ao seu objeto social podendo, inclusive, adquirir, alienar e promover a desapropriação de imóveis declarados de utilidade pública pela Prefeitura de São Paulo.

Carolina Pera

 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.