O concurso visa selecionar profissionais com nível superior completo e oferece salário inicial de R$ 12,9 mil
Redação Publicado em 03/01/2012, às 10h33
O Ministério das Relações Exteriores publicou, no Diário Oficial desta terça, a portaria número 1/2012, que estabelece as normas para o próximo concurso de diplomata do Instituto Rio Branco.
Serão oferecidas trinta vagas para a classe inicial da carreira de diplomata. Poderão concorrer aos postos, candidatos com nível superior em qualquer área do conhecimento – vale destacar que haverá reserva de oportunidades a candidatos afrodescendentes. O salário inicial, hoje, é de R$ 12.962,12.
Na primeira fase do concurso está prevista prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e noções de direito internacional público.
A segunda fase será composta de prova discursiva, eliminatória e classificatória, de português. Na fase seguinte haverá provas discursivas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e noções de direito internacional público. A última etapa terá provas escritas de espanhol e francês, com caráter apenas classificatório.
A organizadora do concurso já está definida: será o Cespe/UnB, também responsável pela edição anterior do concurso. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, ainda não há perspectiva para a publicação do edital.
Aline Viana
Veja também:
Secretaria de Finanças (SP)/ Faça o teste de legislação tributária municipal