Prefeitura abrirá concurso com 1.718 ofertas

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, localizada em Pernambuco (PE), lançará edital muito em breve. Estão previstas 1.718 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Redação   Publicado em 02/08/2010, às 12h31

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, localizada em Pernambuco (PE), lançará edital muito em breve. Estão previstas 1.718 vagas para todos os níveis de escolaridade. As chances serão para a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (FACHUCA).

Em dezembro de 2009, foi publicada no Diário Oficial uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco que exigia a regularização de cerca de 1.600 funcionários temporários que trabalham ilegalmente na Prefeitura.

Recentemente, a Assessoria em Organização de Concursos Públicos(AOCP) foi definida como responsável pela seleção. De acordo com a assessoria de imprensa da organizadora, o edital deverá ser publicado em até duas semanas e haverá ofertas para mais de 152 cargos. Os salários previstos não foram divulgados.

Concurso anterior – Em março de 2010, a prefeitura abriu seleção com 46 vagas para diversos cargos com todos os níveis de escolaridade. Os salários variavam de R$ 510 a R$ 1.200. Os candidatos passaram por provas objetiva e de conhecimentos específicos.

Samantha Cerquetani/SP

Veja também:

Polícia Civil/SP: Comissão de concurso é definida

Segurança: Órgãos lançarão editais para mais de 7 mil vagas

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.