Haverá chances de níveis médio e superior em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e no Distrito Federal. A expectativa é de que o edital seja publicado neste semestre
Redação Publicado em 28/02/2011, às 11h16
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), antiga Radiobrás, afirmou que o edital do seu concurso para níveis médio e superior está sendo preparado. A informação é da assessoria de imprensa do órgão, que destacou o interesse em publicar o documento neste semestre. O Cespe/UnB está definido como o organizador do processo seletivo desde 1º de julho do ano passado. O número exato de vagas que serão ofertadas não foi estabelecido, mas a assessoria já adiantou que haverá entre 300 e 400 oportunidades, entre efetivas e para cadastro reserva.
No extrato de dispensa de licitação que autoriza a contratação do Cespe/UnB também consta que a empresa selecionará para as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e São Luís (MA), além de Brasília (DF), mas a assessoria da EBC informou ao JC&E, em janeiro deste ano, que as ofertas contemplarão apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e o Distrito Federal.
Os candidatos que tiverem concluído o nível médio poderão concorrer a cargos da área técnica, cujas funções ainda estão indefinidas. O salário pago a estes profissionais será de R$ 1.673.
As chances com exigência de nível superior completo serão para analista, em carreiras como advogado, arquiteto e economista; e para o setor de comunicação, que envolve diversos postos, entre eles os de editor, pauteiro e repórter. O vencimento disponibilizado a esta categoria corresponderá a R$ 2.801.
De acordo com a assessoria, vários colaboradores temporários atuam no órgão atualmente, mas todos serão substituídos por concursados, que terão os contratos firmados em regime celetista e direito a benefícios (entre eles, ticket-restaurante).
Seleção anterior – O último processo seletivo realizado pela empresa aconteceu em 2007, quando ainda era denominada como Radiobrás. As vagas, para cadastro reserva, destinavam-se aos cargos de técnico de comunicação em radiodifusão (nível médio) e analista de comunicação em jornalismo (superior).
Flávio Fernandes/SP
Veja também:
INSS: pedido de 500 cargos de perito tem votação adiada
Polícia Civil/MA: concurso deve abrir 250 oportunidades em março
Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).