A empresa que deu o menor lance no pregão eletrônico selecionará profissionais em todo o país. Haverá oportunidades para três cargos (níveis médio e superior)
Redação Publicado em 17/06/2011, às 08h42
A Consulplan venceu a licitação promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e será responsável por organizar os concursos do órgão que deverão ocorrer este ano. Realizado em 10 de junho, o pregão eletrônico (do tipo menor preço) recebeu lances de diversas empresas no ComprasNet, portal de compras do Governo Federal. No último dia 3, o JC&E revelou que o instituto precisará repor no mínimo 3.500 agentes de pesquisa e mapeamento, pois este é o número de profissionais admitidos em 2009 e cujos contratos expirarão em 20 de agosto de 2011. Mas a previsão de vagas e cargos, de acordo com o texto do pregão eletrônico fornecido pela Consulplan, é ainda maior: 4.250 para agente de pesquisa e mapeamento; 132 para agente de pesquisa por telefone; e 18 para supervisor de pesquisa. Haverá dois processos seletivos simplificados e as oportunidades serão para candidatos de níveis médio e superior.
Embora a organizadora esteja definida, o contrato com o IBGE será firmado somente quando a licitação for homologada. Feito isso, a Consulplan dará início aos procedimentos para selecionar os 4.400 profissionais temporários – normalmente, os servidores que viabilizam pesquisas para o órgão atuam por um período de até dois anos.
Conforme especifica o pregão eletrônico, o primeiro concurso terá ofertas apenas para o Rio de Janeiro. Neste caso, serão contemplados os 132 postos de agente de pesquisa por telefone, com requisito de nível médio; e os 18 de supervisor de pesquisa, que exigirão nível superior nas áreas geral e específicas (estatística, engenharia química ou tecnologia de informação e comunicação). As outras 4.250 vagas, para a função de agente de pesquisa e mapeamento, também de nível médio, poderão ser disputadas por candidatos de todos os Estados e do Distrito Federal.
Cronograma proposto – Para que as empresas interessadas em organizar as seleções do instituto dessem os seus lances, o edital do pregão eletrônico estabeleceu uma série de regras e propôs um calendário de eventos. A assessoria de imprensa da Consulplan informou que os prazos especificados no documento são uma previsão e poderão sofrer alterações, já que o início das atividades depende da assinatura do contrato com o IBGE. Vale lembrar que, antes disso, o órgão aguarda o aval do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Segundo o cronograma, o primeiro edital deverá ser publicado entre os dias 15 e 18 de julho; as inscrições ficarão abertas de 8 a 21 de agosto; e as provas acontecerão em 25 de setembro. Já o lançamento do segundo edital ocorrerá entre 21 e 22 de julho; com as inscrições abertas de 22 de agosto a 4 de setembro; e os exames marcados para 23 de outubro.
Na versão impressa do JC&E desta semana (edição 1594), você confere mais detalhes previstos para os processos seletivos, como salários, taxas de inscrição, provas e distribuição das vagas.
Flávio Fernandes/SP
Veja também:
Banco do Brasil/SP: São Paulo terá concurso para escriturário em 2012
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais