Mais vagas para as Ifes são distribuídas

Ministério da Educação (MEC) distribuiu mais 1.041 vagas para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). As oportunidades serão para técnicos administrativos de níveis médio e superior. Os editais deverão ser publicados em até seis meses.

Redação   Publicado em 15/04/2010, às 11h13

O Ministério da Educação (MEC) distribuiu mais 1.041 vagas para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). As oportunidades serão para técnicos administrativos de níveis médio e superior. Os editais deverão ser publicados em até seis meses. Com a divulgação dos documentos, ficarão estabelecidas as remunerações iniciais, o período, local, pré-requisitos e valor da inscrição.

Recentemente, foram autorizadas 12.590 novas vagas de níveis médio e superior e o provimento de 9.055 cargos referentes a processos seletivos que já foram realizados. Algumas seleções já estão em andamento.

Vagas autorizadas – Para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) foram autorizadas 4.992 cargos de professor da carreira de magistério superior, 300 de professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica (nível superior) e 4.198 de técnicos administrativos em educação (de níveis médio e superior). Já para Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFETs) foram autorizadas a contratação de 1.476 cargos de  professor da carreira de educação básica, técnica e tecnológica e de 1.624 de técnico-administrativos em educação (nível médio e superior).

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, as vagas irão suprir a demanda que surgiu a partir da expansão e interiorização das universidades federais e da rede de educação profissional e tecnológica, que ocorre desde 2005. Já foram criadas 13 novas universidades federais e 124 novos campi.  O plano de expansão das escolas federais de educação profissional prevê a criação de 214 novas unidades até o fim deste ano, totalizando 354 em todo o país. Destas, 115 já foram inauguradas.

Samantha Cerquetani/SP

Veja também:

SEFAZ/SP: Comissão de concurso é definida

Universidades/SP: Instituições lançarão concursos em breve