Companhia deve abrir novo edital para agente de segurança, carreira de nível médio, no primeiro trimestre de 2013. Um novo edital para vários cargos já está previsto para 2014
Redação Publicado em 29/11/2012, às 15h11
Com um novo concurso em pauta para agente de segurança, carreira de requer nível médio completo, o JC&E entrevista Alfredo Falchi Neto, gerente de recursos humanos da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô/SP). A seguir, ele fala sobre a perspectiva de vagas, a política de salários e benefícios da companhia e os planos para novos editais.
Jornal dos Concursos & Empregos: Quantas vagas deverão ser oferecidas no edital para agente de segurança?
Alfredo Falchi Neto: Esse novo concurso que vamos soltar agora, previsto para o primeiro trimestre de 2013, na verdade visa à reposição das vagas de turnover [termo em inglês que significa “rotatividade de pessoal”], os postos que vão sendo abertos, naturalmente vamos tendo que repor. O concurso atual se extingue em 17 de janeiro.
JC&E: Então o senhor ainda não tem uma estimativa de quantas vagas deverão ser oferecidas?
AFN: Não. Na verdade, diuturnamente, o pessoal vai fazendo suas avaliações da necessidade de quadro adicional [de servidores]. E, em havendo essa necessidade de quadro adicional, a gente vai ao Codec (Conselho de Defesa de Capitais, órgão vinculado à Secretaria da Fazenda) e solicita uma autorização [de novas contratações].
JC&E: O senhor falou que o edital sai no primeiro trimestre. O senhor teria uma posição mais fechada quanto à publicação do edital?
AFN: No 1° trimestre. Até março queremos colocá-lo na rua, até porque não podemos ficar muito tempo sem quadro para reposição.
JC&E: E haverá oportunidades tanto para homens quanto para mulheres?
AFN: Sim, nos dois segmentos. Como requisito, os candidatos devem ter altura mínima de 1,70 para homem e de 1,65 para mulheres. As condições são exatamente as mesmas do concurso anterior.
JC&E: E já está definida qual será a organizadora?
AFN: Sim, será a Fundação Carlos Chagas. Temos contrato com eles e eles são responsáveis pelos nossos concursos até 2014.
JC&E: Esses novos agentes irão atuar em linhas já existentes ou em futuras linhas?
AFN: Nesse primeiro momento, nas já existentes. E eles vão repor o quadro em função do turnover e havendo a inauguração de novas estações, eles irão para elas. E nessas novas estações pode haver um mix entre funcionários mais velhos e mais novos, até para manter um equilíbrio na operação.
JC&E: E qual o salário inicial da carreira e os benefícios oferecidos pelo Metrô/SP?
AFN: O salário inicial é de R$ 1.991,91 para jornada de 36h ou 40h semanais. Eu sempre falo isso e é verdade: o Metrô oferece um plano de benefícios tão bom, ou melhor, do que as melhores práticas de mercado. Então, a gente oferece vale-alimentação; vale-refeição; o bilhete de serviços em que os nossos empregados podem transitar de forma gratuita pelo sistema ferroviário, ou seja, Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos); o vale-transporte; plano de saúde; e plano de previdência. Temos também um plano de carreira, aprovado pelo Codec, onde estão claramente definidas as regras de ascensão na carreira. E tem o programa de participação de lucros que é significativo, principalmente para os servidores que têm um salário menor, como é o caso do agente de segurança. Ele recebe basicamente dois salários e meio como benefício no mês de fevereiro. O sindicato entende que deve ter uma distribuição absolutamente linear, ou seja, o valor da folha dividido pelo número de empregados e todo mundo recebe igual. A companhia entende que esse não seja o melhor critério, quer dizer, se por um lado você beneficia bastante o pessoal da base, aí com 2,5 salários, mas quem tem um salário maior acaba ficando com 60%, 50%, 40% [do salário], então também não é justo. Então trabalhamos com uma parcela fixa e uma variável de forma a minimizar um pouquinho esse resultado.
JC&E: E quanto a concursos para novas carreiras? Podemos esperar um edital para o 2° semestre de 2013?
AFN: Estamos pensando em um novo concurso para 2014 e aí, muito provavelmente, bastante semelhante aquele que nós temos em aberto, com oportunidades para todas as carreiras. [Haverá seleção] para o pessoal do operacional, do administrativo e também os universitários.
JC&E: Seria prematuro falar quantas vagas devem ser ofertadas nesse novo concurso?
AFN: Ah, bastante! Seria muito leviano da nossa parte falar de quantidades agora, até porque não temos números conclusivos sobre isso. Mas poderíamos avaliar o seguinte: se o sistema metroviário está crescendo como está, nós temos aí [...] uma perspectiva de expansão, de investimentos que o governo do Estado está fazendo, e isso futuramente refletirá em um aumento do quadro [de servidores]. Só para o leitor ter uma ideia, no concurso anterior nós saímos com 63 vagas [mais cadastro] e nós já admitimos 320 empregados. Então a gente procura ser bastante modesto ao definir a quantidade de vagas para que a gente tenha a possibilidade de usar bastante o cadastro reserva.
Aline Viana/SP