Embora o prazo para a abertura do concurso esteja se esgotando, o Procon/RJ ainda não divulgou informações sobre o edital e quando o documento será publicado; haverá 181 vagas
Redação Publicado em 05/04/2011, às 16h05
O prazo para que o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) do Rio de Janeiro realize concurso a fim de preencher 181 vagas efetivas terminará no mês que vem. Isto porque o projeto nº 2.955/10, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) em maio de 2010 e originou a lei nº 5.738/10, estabeleceu o período de um ano para que o órgão substituísse servidores cedidos por outras empresas.
A lei, sancionada pelo governador Sérgio Cabral, transformou o Procon/RJ em autarquia e deu a ele maior autonomia administrativa, técnica e financeira – além de patrimônio próprio. Embora o prazo para a abertura do processo seletivo esteja se esgotando, o órgão ainda não divulgou informações sobre o edital e não confirmou se o documento realmente será lançado em maio.
Serão ofertadas as seguintes oportunidades: nível médio – agente de proteção e defesa do consumidor (50), agente administrativo (25), técnico em contabilidade (3) e técnico em informática (3); nível superior – analista de proteção e defesa do consumidor (80), advogado (10) e executivo público (10).
Os salários deverão variar de R$ 1.470 a R$ 8.027,17 e os contratados poderão receber gratificações e benefícios. Além das chances efetivas, serão criados cargos comissionados: 11 para chefe de departamento, 11 para coordenador de núcleo regional e um para chefe de divisão.
Sobre o Procon – O órgão planeja, coordena, regula e executa a política estadual de proteção e defesa do consumidor; orienta o consumidor sobre os seus direitos; desenvolve programas educativos, estudos e pesquisas no setor; mede soluções negociadas entre fornecedores e consumidores; e recebe e analisa denúncias apresentadas por entidades ou consumidores individuais.
Flávio Fernandes/SP
Veja também:
Polícia Civil/SP: concurso de agente tem novo prazo para sair
Assembleia Legislativa/AM: concurso terá 130 vagas de níveis médio e superior
Criada pela Lei nº 9.192, de 23 de Novembro de 1995, e Decreto nº 41.170, de 23 de setembro de 1996, a Fundação Procon SP é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.
O Procon SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo.