Mais de mil vagas previstas para a prefeitura

Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, o processo seletivo deverá acontecer até o final deste ano

Redação   Publicado em 05/07/2011, às 12h33

A Câmara Municipal de Santo André (SP) aprovou, na última quinta-feira (30), o projeto de lei nº 025/2011 que cria 512 vagas na prefeitura da cidade. Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, o processo seletivo deverá acontecer até o final deste ano.

Outras 500 chances foram anunciadas para reposição de aposentadorias e exonerações, o que gera um total de 1.012 novas oportunidades.

Os salários oferecidos estão na faixa de R$ 815,63 a R$ 5.316,08, com jornadas de trabalho a partir de 20 horas semanais, conforme o cargo escolhido. Em dezembro, haverá um reajuste de 6% nos vencimentos.

A área com o maior número de ofertas é a da educação: 329. Na saúde, serão oferecidos 43 cargos, já que existem cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em fase de licitação. No trânsito, são 50 vagas para agente de operação e fiscalização de trânsito.

A matéria completa pode ser encontrada na edição impressa do JC&E que se encontra nas bancas.

Renan Abbade/SP

Veja também:

Cajamar/SP: Chega ao fim o prazo de inscrições para 144 vagas

Santos/SP: Abertas 914 vagas em prefeitura do litoral paulista

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.