Teste sobre informática básica para fiscal do ISS

Confira as questões da disciplina cobrada na segunda prova do último concurso. Próxima seleção poderá abrir até 120 vagas

Redação   Publicado em 21/11/2011, às 14h46

R$ 12,9 mil, este é o valor do salário inicial dos fiscais do ISS, carreira que integra o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo. Para ocupar o cargo é preciso ter concluído o nível superior em qualquer área. Um novo concurso para o órgão foi autorizado e a preparação de muitos candidatos está a todo vapor. Portanto, nesta semana, a maratona de estudos continua e traz questões de informática básica. A disciplina constou na segunda prova do último processo seletivo da secretaria (edital de 2006).

De acordo com o prefeito Gilberto Kassab, o edital da seleção autorizada recentemente, para que sejam preenchidos entre 52 e 120 postos de fiscal do ISS, está na fase de avaliação da consultoria jurídica. A organizadora do concurso ainda não foi definida e o órgão não estabeleceu uma data para publicar o documento que irá regê-lo, mas o conteúdo programático costuma ser grande e o tempo pode ser curto. Confira, no anexo ao lado, o teste de informática básica que o JC&E selecionou para ajudar na sua preparação. Vale lembrar que o programa com todas as matérias ficou sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas.

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Senado/DF: Sarney libera concurso para 246 oportunidades

INSS: próximo passo é firmar contrato com organizadora

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.