Concurso irá selecionar para oportunidades de psicólogo e assistente social em todo Estado
Redação Publicado em 14/09/2012, às 14h29
O desembargador Antonio Malheiros, do Tribunal de Justiça de São Paulo e coordenador da Vara da Infância e Juventude, informou que o tribunal trabalha com um novo prazo para a publicação do edital do concurso para 368 vagas de psicólogo e assistente social: 20 de setembro.
Previsto para ser liberado antes do concurso de escrevente judiciário, que saiu na última semana, o edital passa pelos últimos ajustes. Apesar de lamentar o contratempo, o desembargador adiantou aos leitores do JC&E que a organização deste processo seletivo ficará a cargo da Fundação Carlos Chagas – vale destacar que há menos de um mês a empresa mais cotada era a Fundação Vunesp, que chegou inclusive a ser anunciada como a escolha do TJ/SP.
Tanto a carreira de psicólogo quanto a de assistente social requer que os candidatos tenham nível superior completo. A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 4.503,80, para ambas as funções. Também serão oferecidos benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e auxílio-saúde.
Os aprovados em ambas as carreiras serão lotados junto às varas da Infância e Juventude do Estado, que sofrem com a carência de profissionais. Segundo levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), faltam juízes e funcionários para essa especialidade jurídica e é necessário a criação de mais varas especializadas. A juíza Maria Lucinda da Costa, da Coordenadoria de Infância e Juventude, destacou que o objetivo do judiciário paulista é de que sejam abertas dez novas varas no próximo ano, embora a necessidade atual seja de 33 varas.
Saiba mais – O Tribunal de Justiça de São Paulo foi criado em 3 de fevereiro de 1874. Na época, era chamado Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná e contava com apenas sete desembargadores – número considerado adequado para províncias pouco expressivas. Hoje, o TJ conta com 360 desembargadores e é um dos mais procurados do país.
Aline Viana/SP