Questões de direito tributário e constitucional

Matérias foram cobradas na terceira prova do último processo seletivo. Órgão deverá contratar ao menos 52 fiscais do ISS

Redação   Publicado em 28/11/2011, às 15h23

A Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo ainda não fechou o quantitativo de vagas que será oferecido em seu próximo concurso. O que se sabe, de acordo com a autorização concedida pelo prefeito Gilberto Kassab em 6 de outubro, é que o órgão poderá contratar entre 52 e 120 fiscais do ISS. O JC&E tem mantido contato frequente com a instituição para obter mais detalhes da seleção, mas os trâmites continuam no mesmo estágio. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, não há novidades sobre qual empresa organizará o processo seletivo e previsão para o lançamento do edital (o prefeito já informou que o documento encontra-se na consultoria jurídica).

No último dia 9, Gilberto Kassab encaminhou à Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei nº 525/2011, que institui novo plano de carreira para os titulares de cargos de auditor fiscal tributário (fiscal do ISS), integrantes do quadro do pessoal da Administração Tributária do município.

Conforme institui um decreto publicado pela pasta no Diário Oficial paulista em 19 de novembro, a carreira de auditor passa a constituir-se de três níveis, da seguinte forma: nível I – cinco categorias; nível II – três categorias; e nível III – categoria única. A jornada de trabalho à qual os contratados serão submetidos corresponderá a 44 horas semanais. O documento também especifica que os aprovados passarão por um estágio probatório com duração de três anos de efetivo exercício. Este período de avaliação especial de desempenho garantirá estabilidade aos profissionais.

Atualmente, o vencimento inicial pago a quem começa a exercer a função é de R$ 12.968,25 – o valor consta na folha de pagamento do órgão disponibilizada pela prefeitura. O cargo tem como requisito o nível superior completo em qualquer área do conhecimento (bacharelado ou licenciatura).

Os concursandos que pretendem participar da próxima seleção devem estabelecer uma rotina de estudos para se familiarizar com todo o conteúdo programático, que normalmente é grande. No último edital, divulgado em 2006, o programa consistia em 14 disciplinas. Para ajudar na sua preparação, o JC&E iniciou, há algumas semanas, uma maratona com questões aplicadas no processo seletivo anterior, organizado pela Fundação Carlos Chagas. Desta vez, o teste envolve duas matérias da terceira prova: direito tributário e direito constitucional – confira no anexo desta página. Boa sorte!

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Nacional: INSS definirá organizadora até início de dezembro

TRE/SP: expectativa de vagas volta a subir e marca 110

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.