Segundo a divisão de seleção e alistamento da PM, decisão administrativa adiou a publicação do edital para 2011. Concurso abrirá duas mil vagas soldado (nível médio).
Redação Publicado em 01/12/2010, às 11h17
Inicialmente previsto para ser aberto ainda em 2010, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM/SP) alterou o prazo para lançamento do concurso para soldado masculino. Segundo o capitão Celso Antônio de Oliveira, da divisão de seleção e alistamento do órgão, o comando da PM decidiu adiar a publicação do edital para o próximo ano. Ele ressaltou, no entanto, que a seleção será lançada no início de 2011.
Autorizado em fevereiro pelo então governador José Serra, o processo seletivo oferecerá duas mil oportunidades para soldado masculino. A expectativa é que a Fundação Vunesp seja a organizadora da seleção, já que a fundação costuma ser a responsável por todos os concursos promovidos pela Polícia Militar paulista.
Para concorrer a uma das vagas autorizadas, será preciso comprovar ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,65m e bons antecedentes criminais. A novidade desta seleção será a exigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No concurso para soldado feminino, cujo edital foi lançado no mês de abril, as candidatas precisavam ter habilitação entre as categorias B e E.
Nos editais, não consta o valor da remuneração oferecida para o cargo de soldado, mas, de acordo com o capitão Oliveira, assim que convocado para o curso de formação, que acontece na capital paulista, o salário gira em torno de R$ 2.000.
Último concurso – Na seleção para soldado masculino de 2009, que também ofertou duas mil chances, os candidatos enfrentaram uma redação e uma prova objetiva com 50 questões das disciplinas de matemática, língua portuguesa, atualidades, geografia e história.
Após o exame de escolaridade, foram realizados ainda testes físico, médico e psicológico, investigação social e análise de documentos e títulos. Os aprovados em todas as etapas ingressam no chamado estágio probatório, onde frequentam o curso de formação.
Talita Fusco/SP
Veja também:
DER/SP: concurso no órgão poderá ocorrer em breve