Dnocs alerta para urgência de novo concurso

Órgão admite que déficit de servidores é grande e trabalhos podem ser paralisados nos próximos quatro anos em função de aposentadorias iminentes

Redação   Publicado em 18/12/2012, às 14h57

O Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) clama por um novo concurso público. Na verdade, segundo o diretor geral do departamento, Emerson Fernandes, apenas um concurso não supre as prementes necessidades verificadas no órgão. De acordo com ele, 1.600 servidores de um total de 1.700 da autarquia terão idade para se aposentar nos próximos quatro anos. Já o presidente da Associação dos Servidores do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Assecas), Roberto Morse, vai além e defende a restruturação da autarquia.

O Dnocs confirma já ter enviado solicitação para um novo concurso, para cerca de 160 vagas, ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). No entanto, o MPOG ainda aguarda posicionamento do Ministério da Integração Nacional, ao qual o Dnocs é subordinado, para analisar efetivamente a solicitação.

A pressão por novos concursos no Dnocs deve subir nos próximos meses já que não há nenhuma menção específica ao órgão na proposta de orçamento 2013 enviada pelo governo ao congresso. Com a possibilidade de aposentadorias em massa nos próximos anos, uma solução de curto prazo que o Ministério da Integração Nacional pode sugerir ao MPOG é a realização de processos seletivos simplificados para a contratação temporária de pessoal evitando a paralisação dos trabalhos enquanto as circunstâncias para a admissão de novos servidores efetivos são tratadas pelo governo.

Reinaldo Matheus Glioche/SP

*Com agência Câmara de Notícias