A maioria das vagas será para os cargos de engenheiros, operadores de sistemas de saneamento e técnicos.
Redação Publicado em 26/02/2009, às 09h38
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizará concurso, em breve, para preenchimento de 1.771 vagas. A maioria das vagas será destinada para os cargos de engenheiros, operadores de sistemas de saneamento e técnicos em geral. O edital está previsto para ser publicado nos próximos dias e o processo de seleção deverá durar no máximo quatro meses.
Na última sexta- feira, dia 20, a Sabesp assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), atendendo determinação do Ministério Público Estadual, que se compromete a substituir todos os funcionários aposentados pelo INSS. Os desligamentos serão feitos de forma gradual, num total de 2.250 aposentados entre 2009 e 2011 com a substituição de profissionais por meio do concurso.
Segundo o órgão, a reestruturação nos quadros de colaboradores deve-se também ao comprometimento com a universalização do saneamento até 2018 nos 365 municípios em que atua em São Paulo. Entre 2007 e 2010, serão construídas 128 novas Estações de Tratamento de Esgoto e 38 Estações de Tratamento de Água, entre outras unidades.
Samantha Cerquetani/SP
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 municípios do Estado de São Paulo.
É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas com coleta de esgotos.
A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Em parceria com empresas privadas, a Companhia também presta serviços de água e esgoto em outros quatro municípios, Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque.
No segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos, a Sabesp produz, fornece e comercializa diretamente o produto por meio de suas próprias estações e, como sócia na Aquapolo Ambiental, que abastece o Polo Petroquímico de Capuava.