Edital de Agente de Escolta em fevereiro

Os interessados deverão possuir o ensino médio para uma remuneração inicial de R$ 1.462

Redação   Publicado em 29/01/2008, às 10h26

A Secretaria da Administração Penitenciária trabalha na elaboração de seu próximo concurso para Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, cujo edital está previsto para ser publicado na primeira quinzena de fevereiro, segundo as últimas informações colhidas junto à Diretoria do Centro de Seleção da Secretaria.

O concurso, autorizado pelo governador do Estado, José Serra, visa à abertura de 600 vagas e permite que candidatos remanescentes do último concurso possam ser convocados.

De acordo com as últimas informações, colhidas junto à Secretaria, a proposta para o aproveitamento de 465 remanescentes (concurso realizado em 2005) já foi encaminhada para o governador Serra e o decreto de aprovação por parte do mesmo, deverá ser publicado esta semana, dessa forma, o próximo concurso deverá contar com uma oferta de 135 vagas. Entre os requisitos para participar do concurso, os candidatos deverão possuir o ensino médio e salário de R$ 1.462,00.

A empresa que será responsável pelo planejamento e execução do concurso já está sendo definida e a expectativa é de que o edital seja publicado na primeira quinzena de fevereiro, segundo informou a própria Secretaria.

Requisitos

De acordo com a Diretoria do Centro de Seleção, o próximo concurso seguirá os mesmos moldes do anterior, realizado em 2005 e organizado pela Fundação Vunesp.

Para participar os interessados deverão :

- ter, até a data da posse, 18 anos de idade completos, no mínimo;
- ter, até a data do encerramento das inscrições,  40 anos de idade, no máximo;
- estar em dia com as obrigações do Serviço Militar;
- estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
- ter concluído, até a data da posse, o curso do ensino médio ou equivalente, ministrado por escola oficial ou reconhecida;
- gozar de boa saúde física e mental, comprovada em inspeção
realizada em órgão médico-oficial;
- não registrar antecedentes criminais;
- ter conduta ilibada na vida pública e na vida privada;
- estar ciente que a Secretaria da Administração Penitenciária reserva-se o direito de apurar, por meio de investigação sigilosa, a conduta dos candidatos na vida pública e na vida privada;
- por ocasião da Prova de Condicionamento Físico, ter estatura
mínima, descalço e descoberto, de 1,65m;
- por ocasião da comprovação de idoneidade e conduta ilibada na
vida pública e na vida privada, entregar as certidões solicitadas.

Provas

O concurso será composto de provas: Objetiva, de Aptidão Psicológica, de Condicionamento Físico e comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada.

Atribuições do cargo

Os futuros Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária serão responsáveis:

- pelas atividades de escolta e custódia de presos, em movimentações externas, e a guarda das unidades prisionais, visando evitar fuga ou arrebatamento de presos, ou seja, a vigilância do preso durante o período de tempo no qual se fizer necessário sua movimentação externa ou a sua permanência em lugar diverso da unidade prisional;
- ações de vigilância da unidade prisional nas muralhas e guaritas que compõem as suas edificações.

Fabiana Matos/SP