Edital deverá ser lançado em fevereiro

Estão previstas cerca de 50 vagas e os salários podem chegar a R$ 8 mil.

Redação   Publicado em 11/02/2009, às 14h33

O edital do concurso da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex - Brasil) deverá ser publicado nas próximas semanas. A Fundação Universa foi escolhida como empresa organizadora. O processo seletivo visará ao preenchimento imediato e formação de cadastro reserva para os cargos de assistente e analista de gestão de negócios. Estão previstas cerca de 50 vagas e os salários podem chegar a R$ 8 mil. As inscrições devem ocorrer ainda em fevereiro.

Oportunidades

Os analistas e assistentes poderão trabalhar em diversas áreas, tais como: realização de projetos de promoção comercial, promoção de eventos de comércio exterior, projetos para atração de investimentos externos, gestão de centro de negócios internacionais, comunicação e marketing, recursos humanos, contabilidade, informática, entre outras. As provas estão previstas para serem realizadas em Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Concurso anterior

O último concurso da Apex- Brasil, para os mesmos cargos, ocorreu em 2007 e a Fundação Universa foi a responsável pela seleção. Para o cargo de assistente,  foi exigido o nível médio e a remuneração inicial era de R$ R$ 2.951,90.  Já para analista, a escolaridade exigida foi nível superior em Informática. Os salários eram de R$ 5.502,43. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 47 para o nível médio e de R$ 78, nível superior. Ambos os cargos cumpriam uma jornada de trabalho de 40h semanais. As provas foram realizadas no Distrito Federal.

Apex

Criada em novembro de 1997, a APEX - Brasil, constitui-se em um Serviço Social Autônomo ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A Agência desempenha, no Governo Federal, a função de coordenar e executar a política de promoção do país. O seu principal objetivo é o de inserir mais empresas no mercado internacional, e diversificar a pauta dos produtos exportados, aumentar o volume vendido e abrir novos mercados, além de consolidar os atuais.

Samantha Cerquetani/SP