A comissão do concurso já está definida. Segundo fontes ligadas ao órgão, o edital sairá nos próximos dias.
Redação Publicado em 12/08/2010, às 14h49
Recentemente, a Polícia Civil de São Paulo recebeu autorização para realizar processo seletivo com 220 vagas ao cargo de agente de telecomunicações policial da 4ª classe (nível médio). Os salários iniciais são de R$ 2.351.A comissão do concurso já está definida. Segundo fontes ligadas ao órgão, o edital sairá nos próximos dias.
Em entrevista a JCTV, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telemática Policial do Estado de São Paulo (Sintelpol), Sônia Aparecida de Oliveira, afirmou que o número autorizado não é suficiente para cobrir a defasagem do órgão. Sendo assim, a Polícia Civil de São Paulo deverá solicitar em breve uma nova autorização.
“O concurso será para repor as aposentadorias e os falecimentos dos servidores. Precisaríamos de aproximadamente 440 vagas para cobrir o deficit de pessoal. O sindicato sempre solicita a abertura de processo seletivo”, diz. Além disso, Sônia ressaltou que o último concurso ocorreu em 2005 e houve aumento da população e consequentemente da demanda dos agentes.
A presidente acredita que o concurso exigirá dos candidatos uma preparação diária, uma vez que as seleções da Polícia Civil costumam ser muito concorridas. “É necessário muito estudo e dedicação, principalmente na disciplina de noções de informática”.
Os servidores ingressam no órgão como agente de telecomunicações da 4ª classe, que exige o nível médio dos candidatos. Após o período de três anos, os agentes são promovidos à 3ª classe e realizam concursos internos na PC/SP para progredir na carreira. A cada cinco anos, recebem um aumento no salário. Os vencimentos da classe especial chegam a R$ 3.500. De acordo com a presidente, atualmente, a maioria das vagas é ocupada por mulheres.
Samantha Cerquetani/SP
Veja também:
Defensoria Pública/RJ: órgão define organizador de seleção