Oportunidades para as áreas de registro de imóveis, tabelionato de notas e protesto de títulos, tabelionato de protesto de títulos, entre outras
Redação Publicado em 30/11/2010, às 11h11
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) deve analisar na próxima reunião do Tribunal Pleno, nesta quarta-feira (1º), a alteração do regulamento para o concurso de ingresso na carreira de atividade notarial e registral em Santa Catarina. Com a aprovação na sessão, o edital poderá ser publicado ainda este ano.
Estão previstas 204 oportunidades em todo o Estado para as áreas de registro de imóveis (25), tabelionato de notas e protesto de títulos (28), tabelionato de protesto de títulos (2), registro civil, títulos e documentos e pessoa jurídica (51), e escrivania de Paz (98).
Para participar, os candidatos deverão ter bacharelado completo em direito ou, no mínimo, dez anos de exercício em atividade cartorial. Os rendimentos variam de acordo com a arrecadação do cartório - não há piso nem teto salarial para a carreira atualmente, vale destacar que a questão é tema de análise pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
As oportunidades serão para os cartórios de cidades como Criciúma, Lages, Balneário Camboriú, entre outras – a relação completa pode ser conferida no edital número 703/2010, disponível para consulta no site do JC&E e no do tribunal (www.tj.sc.gov.br).
Último concurso - Em 2005 foi realizada a última seleção da carreira de atividades notariais no Estado de Santa Catarina e cujo resultado foi homologado no final do primeiro semestre deste ano. De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, cerca de 70% das vagas atuais são remanescentes do concurso anterior, as demais sendo resultado de aposentadorias, falecimentos, etc.
São Paulo – O TJ/SP receberá em dezembro inscrições para o concurso de 225 vagas de ingresso na carreira de atividades notariais e de registro e outros 140 postos em caráter de remoção (para profissionais que atuem há mais de dois anos na carreira em SP). Serão oportunidades na capital e em cidades como Americana, Campinas, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, entre outras. Confira aqui a íntegra da reportagem.
Aline Viana
Veja também: