Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, em breve será definido a empresa organizadora
Redação Publicado em 15/02/2012, às 14h27
A Polícia Civil do Estado do Paraná irá publicar até o final deste mês o edital para seupróximo concurso de delegado de 4ª classe, para o qual estão previstas 29 oportunidades. A assessoria de imprensa da corporação informou que o edital deverá ser publicado ainda este mês e que em breve será anunciada a empresa organizadora do concurso.
Atualmente, apenas cerca de 70% dos municípios do Estado contam com um delegado. O novo concurso visa suprir esta deficiência: “Com essas contratações, todas as comarcas do Estado passarão a contar com um delegado, para garantir qualidade às investigações criminais e melhorar o atendimento à população. Também iniciamos a recomposiçãodo quadro de bombeiros, que está bastante defasado nos quartéis de algumas regiões”, afirmou o governador Beto Richa (PSDB) quando do anúncio do concurso.
O delegado geral da PolíciaCivil, Marcus Vinícius Michelotto, informou que as inscrições devem ser abertas no início deste ano. Além das 29 vagas iniciais, será formado um banco de reserva pelo período de validade do concurso. “A Assembleia Legislativa está analisando um projeto de lei do Executivo que irá ampliar a carreira inicial da Polícia Civil, o que permitirá chamar 400 delegados até 2014”, disse o delegado.
Os concursandos interessados deverão ter nível superior completo em direito. O salário inicial é de R$ 11.378,88.
Concurso anterior – O último concurso para delegado no Paraná foi realizado em 2006, ofereceu 44 vagas e contou com a organização do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. O edital também selecionou profissionais paraas funções de investigador, escrivão e papiloscopista.
Os candidatos a delegado foram avaliados por meio de prova objetiva com questões de língua portuguesa, economia e demografia paranaense, informática, raciocínio lógico, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, direito constitucionale direito civil. Ainda houve etapa de avaliação social, exame médico, teste de capacidade física, além de prova de títulos e curso de formação.
PM – No final de dezembro, a Assembleia Legislativa aprovou e o governador sancionou a lei que cria 1.527 oportunidades para o serviço auxiliar voluntário na PM. São oportunidades para candidatos com idade entre 18 e 23 anos e com escolaridade a partir do nível médio. Os profissionais receberão auxílio mensal de R$ 1.090 para jornada integral. A corporação aguarda a autorização de Beto Richa para dar início à preparação do edital.
Aline Viana
Veja também:
Caixa/ Banco define organizadora de seu próximo concurso
Pindamonhangaba(SP)/ Prefeitura abrirá concurso nos próximos dias