Inscrições para a Escola Naval começam no fim de maio

Até o momento, foi publicado apenas o extrato do edital para o processo seletivo

Redação   Publicado em 29/04/2011, às 10h55

A Marinha publicou, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, o extrato do edital do próximo processo seletivo para preenchimento de 30 vagas na Escola Naval. O período de inscrições vai de 30 de maio a 28 de junho.

As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de setembro e serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Angra dos Reis (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).

O extrato (em anexo) traz apenas a relação de cidades onde serão realizados os exames e o cronograma geral da seleção. O edital completo deve ser publicado em breve pela Marinha.

Leandro Cesaroni

Veja também:

Colégio Naval: mais de 200 serão preparados em Angra dos Reis (RJ)

Marinha: saiu edital com 32 oportunidades para músicos

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.