A lei nº 12.312/10 cria 360 cargos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Haverá 270 oportunidades para técnico de laboratório (nível médio) e 90 para auxiliar de laboratório (nível fundamental).
Redação Publicado em 23/08/2010, às 11h44
A lei nº12.312/10 cria 360 cargos no Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento (MAPA). O documento foi sancionado pelo presidente Lula e publicado no Diário Oficial da União do dia 20 de agosto. Haverá 270 oportunidades para técnico de laboratório (nível médio) e 90 para auxiliar de laboratório (nível fundamental).
De acordo com o projeto de lei que deu origem ao documento, os novos cargos deverão substituir trabalhadores terceirizados que estão em desacordo com a legislação. Serão extintos 319 postos de trabalho irregulares.
Ainda segundo o PL, a criação dos cargos é necessária para ampliar a força de trabalho dos Laboratórios Nacionais. Atualmente, encontram-se em funcionamento seis laboratórios nacionais, em que trabalham 25 auxiliares de laboratórios e 103 técnicos de laboratório.
Outras chances – Recentemente, o MAPAconfirmou que realiza um levantamento da necessidade de pessoal no cargo de fiscal federal agropecuário (nível superior) e poderá enviar, em breve, uma solicitação ao Planejamento para que ocorra um novo concurso. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, não há previsão de quantas vagas serão solicitadas. O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) também relatou a carência do cargo em vários Estados.
Último concurso – O Ministério abriu seleção com288 vagas de níveis médio e superior, em 2009. Na ocasião, havia 257 ofertas de nível médio ao cargo de agente administrativo. Já as ofertas de nível superior foram para administrador (18), contador (5), economista (2) e analista de sistemas (6). Os salários chegavam a R$ 2,6 mil.
MAPA - Cabe ao Ministério estimular o aumento da produção agropecuária e o desenvolvimento do agronegócio, com o objetivo de atender o consumo interno e formar excedentes para exportação. Além disso, tem como objetivo gerar empregos e renda, promover a segurança alimentar, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais. (fonte: www.agricultura.gov.br)
Samantha Cerquetani/SP
Veja também:
Previstos/SP: várias cidades paulistas abrirão novos concursos
Ministério da Saúde: órgão estuda mudanças em concurso autorizado