Preparativos voltam à estaca zero após denúncias de favorecimento na escolha da empresa organizadora. Novo prazo, para concurso que terá ofertas em todas as escolaridades, expira em março de 2014
Reinaldo Matheus Glioche Publicado em 17/09/2013, às 11h16
Depois das denúncias de favorecimento e muita indefinição em torno dos preparativos do concurso público com 736 oportunidades para ingresso no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mais espera. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) publicou portaria hoje no Diário Oficial da União autorizando o MAPA a reiniciar os preparativos para a seleção e renovando o prazo para a publicação do edital. O ministério comandado por Antônio Andrade terá mais seis meses para divulgar o edital. Ou seja, até março de 2014.
A notícia, esperada depois da revogação da dispensa de licitação que definiu o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) – empresa controlada por afiliados políticos do ministro – como organizadora da seleção, cai como uma bomba para quem espera por esse concurso há anos. As primeiras solicitações do MAPA por este concurso datam de 2009.
Oportunidades
No nível fundamental, as ofertas são para auxiliar de laboratório. Para os níveis médio e técnico, as ofertas se concentram as funções de agente de atividades agropecuárias, agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, técnico de laboratório e técnico em contabilidade. Quem tem formação superior poderá concorrer a administrador, agente administrativo, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro agrônomo, geógrafo, fiscal federal agropecuário e psicólogo.
Os vencimentos oscilam entre R$ 2.570,02 e R$ 11.531,69.