Organizador foi confirmado em portaria publicada no Diário Oficial da união. Edital para auditor fiscal, cargo que exige formação superior, será divulgado até agosto
Reinaldo Matheus Glioche Publicado em 12/06/2013, às 10h11
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que está autorizado a realizar concurso público para o preenchimento de 100 vagas de auditor fiscal do trabalho, divulgou por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União que o Cespe/UnB será o responsável pela organização deste concurso.
O cargo
Para concorrer à função, o candidato deve ter formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. O salário inicial é de R$ 13.600, podendo alcançar até R$ 19.451 no topo da carreira.
O auditor fiscal do trabalho é responsável por verificar as diversas situações de emprego, como se os profissionais de uma determinada empresa têm carteira assinada, se têm condições de segurança, se há o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o pagamento de férias, salários atrasados, etc.
Mais detalhes
O MTE tem até o dia 13 de agosto para publicar o edital de abertura do concurso, mas a expectativa é de que ele seja divulgado antes.
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) atua para que haja um aumento do número de vagas autorizadas. O TEM havia solicitado 629 oportunidades, mas o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) consentiu apenas 100.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), órgão da administração federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos: política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho; fiscalização do trabalho, inclusive do trabalho portuário, bem como aplicação das sanções previstas em normas legais ou coletivas; política salarial; formação e desenvolvimento profissional; segurança e saúde no trabalho; política de imigração; e cooperativismo e associativismo urbanos.