Para concorrer é necessário ter nível superior completo.
Redação Publicado em 15/01/2009, às 10h45
O Instituto Rio Branco (IRB), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, deve lançar, em breve, novo edital de processo seletivo para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Nesta semana, o Instituto contratou a Fundação Universidade de Brasília para ser a organizadora da seleção.
No início de 2008, o órgão realizou concurso para a seleção de 115 diplomatas. Para concorrer era necessário que o candidato tivesse, entre outros requisitos, curso superior completo. O salário oferecido foi de R$ 7.751,97, e a taxa de inscrição custou R$ 120.
O processo seletivo também foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a avaliação constou de quatro fases. Na primeira, o candidato passou por uma prova objetiva que abrangia questões das disciplinas de Português, História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Direito e Direito Internacional Público e Noções de Economia.