O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) solicitou ao Ministério do Planejamento a criação de novas vagas e autorização para realizar concurso.
Redação Publicado em 25/05/2010, às 14h14
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) solicitou ao Ministério do Planejamento a criação de novas vagas e autorização para realizar concurso. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, as oportunidades serão para o Rio de Janeiro (sede do Instituto).
Inicialmente, estão previstas 34 vagas de níveis médio e superior. Haverá 18 ofertas para analista de planejamento, gestão e infraestrutura, gestão e infraestrutura em propriedade industrial e 16 vagas de técnico. As vagas já existem em decorrência de exonerações, falecimentos ou aposentadorias de servidores. O concurso só precisa da autorização do Planejamento para ocorrer.
O órgão também solicitou a criação de mais 356 vagas. As ofertas de nível médio serão para técnico (50). Já as oportunidades de nível superior serão aos cargos de analista (126) e pesquisador em propriedade industrial (180). Mas, por se tratar de criação de vagas, o pedido depende de aprovação da Casa Civil e do Congresso Nacional.
Outras chances – A Câmara dos Deputados aprovou, recentemente, um projeto de lei que transforma cargos vagos do Ministério da Saúde em oportunidades para o INPI e para cargos de ciência e tecnologia e cultura. A proposta deverá seguir para o Senado em breve.
Para o INPI, estão previstas cem cargos de analista (nível superior) e 150 chances para técnico. Já para os cargos da cultura, haverá 155 vagas de assistente técnico – administrativo (nível médio) e 105 de técnico (nível superior). As vagas para a área de ciência e tecnologia serão distribuídas da seguinte forma: nível médio – assistente (890) e técnico (440); nível superior – analista em ciência e tecnologia (328), tecnologista (856) e pesquisador (8).
Sobre o órgão - O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É responsável por registros de marcas, concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas. (fonte: www.inpi.gov.br)
Samantha Cerquetani/SP
Veja também:
Previdência: INSS e Previc deverão lançar concursos em 2010