Serão 10.083 vagas para PEB II; bibliografia e o perfil que será exigido dos docentes foi publicado no D.O.
Redação Publicado em 05/11/2009, às 11h26
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) deverá publicar o seu edital com 10.083 vagas nos próximos dias. As oportunidades serão para professores de educação básica II (PEB II). A Fundação Carlos Chagas será a organizadora da seleção. Recentemente, foram publicadas, no Diário Oficial, a bibliografia para os concursos e as habilidades requeridas para o cargo. Sendo assim, os interessados podem começar a focar seus estudos no conteúdo programático exigido. As provas devem ser aplicadas em março de 2010 e as contratações dos novos docentes estão previstas para 2011.
Perfil - De acordo com o documento, os professores de educação básica II devem possuir uma cultura geral ampla; ter grande conhecimento sobre crianças, jovens e adultos e conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação.
Ainda de acordo com a resolução, os docentes deverão "participar da elaboração da proposta pedagógica da instituição de ensino, elaborar e cumprir planos de trabalho; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e as comunidades”.
Disciplinas - De acordo com autorização do concurso, haverá oportunidades para as disciplinas de arte, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, química, sociologia e educação especial – deficiência auditiva, física, mental e visual.
Concurso anterior - No último concurso para o cargo, que ocorreu em 2007, o salário inicial era de R$ 1.295,76 por 30 horas semanais (com gratificação). Para participar os candidatos tiveram que comprovar a formação de curso superior: licenciatura de graduação plena com habilitação específica em área própria ou formação superior na área correspondente.
Novas vagas – Em julho deste ano, foi sancionado um projeto de lei que criou 80 mil novas oportunidades para professores da rede estadual. O concurso ainda não tem data prevista para ocorrer. Na ocasião, o governo também estabeleceu, por meio de um decreto, a periodicidade mínima para a realização de concursos: haverá uma seleção para a área da educação a cada quatro anos e devem ocorrer obrigatoriamente ao fim da validade do concurso anterior.
Os novos cargos atenderão ao Programa + Qualidade na Escola, que visa a melhoria do ensino público estadual. O programa cria a Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo, obrigatória para os novos professores da rede pública. O curso de formação será de 360h durante quatro meses com atividades em classe e práticas escolares. Durante este período, os candidatos a professores receberão 75% do salário inicial da categoria. Serão criadas, também, duas novas cargas horárias distintas: a integral com 40h semanais e a reduzida de 12h.
A rede pública estadual conta, atualmente, com 210 mil professores, sendo 130 mil efetivos e 80 mil temporários.
Samantha Cerquetani/SP
Veja também:
BANRISUL/RS: banco define organizadora de próximo concurso
Guarda Municipal/RJ: criadas novas vagas na área administrativa