Haddad autoriza mais 3.272 vagas para a área da saúde

Autorização foi publicada no Diário Oficial do município de quinta-feira (24) e nova seleção visa preencher os quadros da Secretaria Municipal de Saúde. Edital é esperado para este ano

Reinaldo Matheus Glioche   Publicado em 24/10/2013, às 14h35

Comprovando que a Saúde é realmente uma das principais áreas de interesse de sua administração, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) formalizou nesta quinta-feira, via portaria publicada no Diário Oficial do Município, autorização para concurso público com objetivo de preencher 3.272 vagas para os quadros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além das ofertas para médico, 1.020, há oportunidades para técnico em saúde e especialista em saúde. Essas oportunidades abrangem diversos níveis de escolaridade e somam 2.252 vagas. 

O concurso anteriormente liberado por Haddad, e que mais informações podem ser conferidas no histórico dessa matéria ao lado, contempla a Autarquia Hospitalar Municipal, enquanto que este terá como objetivo a rede de atenção básica, mantida pela SMS.


ESTUDE PARA SMS - CLIQUE AQUI

Os salários praticados, até por muitos dos cargos estarem presentes nos dois concursos, devem ser os mesmos. No entanto, ainda não há uma confirmação oficial da SMS nesse sentido.

No concurso para a Autarquia Hospitalar Municipal, que contará com 4.381 vagas, os salários oscilam entre R$ 1.132,50 e R$ 5.784,46.

É possível conferir a autorização para o novo concurso no anexo.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.