As oportunidades serão ao cargo de especialista em políticas públicas I.
Redação Publicado em 29/01/2009, às 10h39
A Secretaria de Gestão Pública do estado de São Paulo definiu a Fundação Carlos Chagas como a empresa organizadora do concurso que oferecerá 150 oportunidades de especialista em políticas públicas I.
As vagas foram criadas pela lei complementar nº 1.034/2008, a mesma que criou as ofertas de Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas para as Secretarias da Fazenda e da Economia e Planejamento. Na lei estão previstas 500 vagas de especialista, no entanto, o governo estadual autorizou apenas 150 para o primeiro concurso. As demais serão preenchidas por seleções posteriores.
Para concorrer às vagas é necessário que o candidato tenha concluído o nível superior. A remuneração inicial oferecida é de R$ 3,8 mil, podendo chegar a R$ 7.643,16 ao longo da carreira.
Atribuições do cargo
De acordo com a lei complementar, os futuros especialistas em políticas públicas serão responsáveis pelas seguintes atribuições:
- planejar, implementar e avaliar as políticas públicas;
- formular e promover a articulação de programas e parcerias estratégicas;
- desenvolver, negociar e avaliar os contratos de gestão;
- desenvolver, coordenar e avaliar a área de gestão do Estado.
Estágio probatório
Ainda conforme especificado na lei, nos três primeiros anos de efetivo exercício no cargo - período que se caracteriza como estágio probatório - o servidor será submetido à avaliação especial de desempenho, verificando-se o preenchimento dos seguintes requisitos mínimos necessários à sua confirmação: adaptação à carreira e compatibilidade da conduta profissional com o exercício do cargo.
Juliana Pronunciati/SP