SP Urbanismo retoma preparativos para 1º concurso

Concurso que seria realizado em 2012 volta à pauta do órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU). Há necessidade de pessoal em cargos de todas as escolaridades

Reinaldo Matheus Glioche   Publicado em 10/10/2013, às 13h09

No início de 2012 havia uma movimentação intensa para a realização do primeiro concurso público para os quadros da SP Urbanismo, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU). Como se tratava de um ano eleitoral e administração municipal passaria por uma transição, o projeto foi abortado sem maior alarde no meio do ano passado.

Acionada pela reportagem do JC&E, a SDU informou que há, sim, a ideia de retomar os preparativos para a realização deste concurso público, mas que o estágio ainda é muito preliminar.

O apurado pelo JC&E é o seguinte: estão sendo desenvolvidos estudos pela atual diretoria da SP Urbanismo para medir a viabilidade do concurso público. A tendência é de que o parecer seja favorável. Mas o processo não termina aí. Concluído esse estudo, a aprovação do concurso precisará ser apreciada pela Junta Orçamentária e Financeira da Prefeitura. Se houver novo posicionamento favorável nessa alçada, a necessidade será levada ao gabinete do prefeito que deve autorizar formalmente a seleção.

Por um triz

Foi por muito pouco que esse concurso não saiu em 2012. Todos os detalhes já estavam definidos e a seleção já tinha até organizador, o Instituto Cetro. Já havia a definição dos cargos que seriam disponibilizados, bem como o valor dos salários e outras particularidades inerentes ao edital. A opção por “enterrar” o concurso à época foi meramente administrativa, já que haveria uma troca de “guarda” na Prefeitura de São Paulo. Por falar em guarda, algo semelhante ocorreu com o aguardadíssimo concurso para ingresso na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM/SP). O concurso vinha sendo negociado exaustivamente nos últimos dois anos e finalmente recebeu luz verde em abril. Há dez dias, a Vunesp foi definida como organizadora do concurso. A expectativa é que com a SP Urbanismo ocorra algo semelhante.

Mais detalhes

Os cargos que constariam da seleção em 2012, e que tudo indicam estarão presentes no futuro edital, são analista de desenvolvimento, analista administrativo, assistente técnico e auxiliar operacional. Os postos contemplam todos os níveis de escolaridade e apresentam remunerações entre R$ 1.091,86 e R$ 4.142,85.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.