Nova Olinda/CE inscreve a 22 vagas de médio e superior

Profissionais atuarão no Programa Brasil Alfabetizado do município. As jornadas são de 10 horas semanais e os aprovados exercerão suas funções no período da noite

George Corrêa   Publicado em 09/05/2013, às 14h31

A Prefeitura Municipal de Nova Olinda, cidade cearense da região de Cariri a 395 km de Fortaleza, abre processo seletivo para 22 vagas de professor alfabetizador voluntário e coordenador de turmas.

Os profissionais atuarão no Programa Brasil Alfabetizado do município. As jornadas são de 10 horas semanais e os aprovados exercerão suas funções no período da noite.

Para professor alfabetizador são 17 oportunidades de nível médio, sendo 14 efetivas - 10 na área urbana e quatro na rural - e três de cadastro reserva (duas na urbana e uma na rural). A bolsa auxílio é de R$ 400.

Já os candidatos a coordenador devem ter nível superior. São cinco colocações, sendo três efetivas (duas na urbana e uma na rural) e duas de cadastro (uma urbana e outra rural); com bolsa auxílio de R$ 600.

As inscrições já estão em vigor e seguem até segunda-feira (13), pelo site www.universidadepatativa.com.br. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Os participantes serão avaliados em duas etapas. A primeira conterá questões objetivas sobre português, matemática e conhecimentos gerais. A aplicação está prevista para 19 de maio.

Os aprovados passam á segunda etapa, composta por entrevista de caráter eliminatório, conforme edital anexo ao lado.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.