Concurso Bombeiros DF: governador anuncia que seleção contará com 5 mil vagas

Novo concurso dos Bombeiros DF (Corpo de Bombeiros do Distrito Federal) contará com oportunidades para cargos de ensino superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 07/04/2025, às 08h40 - Atualizado às 14h01

Concurso Bombeiros DF: governador Ibaneis Rocha Divulgação

O concurso Bombeiros DF (Corpo de Bombeiros do Distrito Federal)  pode contar com uma oferta de 5 mil vagas. A confirmação foi feita pelo governador Ibaneis Rocha, no último domingo, 6 de abril, durante almoço com militares. De acordo com ele, a intenção é manter o  quadro de servidores, considerando a expectativa de aposentadorias para os próximos anos. Vale lembrar que a corporação já estava em fase de escolha da banca organizadora, processo retomado em fevereiro.          

Sobre o certame, disse o governador:

"A questão do concurso é por causa da recomposição devido às aposentadorias que nós vamos ter dentro do Corpo Bombeiros. Então, a gente sempre tem que ter um olhar mais para frente para exatamente não deixar faltar essa força que é tão importante para a segurança das pessoas e para o atendimento à comunidade”

O quantitativo anunciado pelo governador é muito superior ao anunciado inicialmente pela corporação, que seria de 356 vagas, sendo 310 para praças e 46 para oficiais, ambos com exigência de nível superior. As remunerações iniciais são de R$ 6.443,59 para praças e R$ 10.566,10 para oficiais.

As vagas de oficiais inicialmente anunciadas foram distribuídas da seguinte forma:

Além da escolaridade, as carreiras exigem idade de 18 a 28 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria "B".

Concurso Bombeiros DF: saiba como foi a última seleção

O último concurso Bombeiros DF foi realizado em 2016, com uma oferta de 448 vagas de soldado bombeiro. A banca, na ocasião, foi o Instituto Idecan.

Do total de postos, 112 foi para soldado condutor e operador de viaturas, 55 para soldado de manutenção para veículos e equipamentos/materiais e 5 para soldado de manutenção para aeronaves e equipamentos/materiais.

A seleção foi composta de cinco fases:

A prova objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 50 para conhecimentos específicos, distribuídas da seguinte forma:

concursos concursos df (distrito federal) concursos 2025 provas anteriores