Interessados em concorrer a uma das 1.002 vagas ofertadas no concurso do Senado têm até 21 de setembro para se inscrever. Editais reúnem oportunidades para analista, advogado, consultor e policial legislativo
Samuel Peressin Publicado em 23/08/2022, às 13h28 - Atualizado em 25/08/2022, às 10h54
Está com dúvidas sobre como fazer a inscrição para o concurso do Senado? Confira, a seguir, o passo a passo detalhado de como participar.
Originalmente, a seleção oferecia 1.014 vagas (entre imediatas e cadastro reserva), número que acabou reduzido para 1.002 após retificação dos editais.
Para começar, é importante ter em mente que o prazo para cadastro ficará aberto até as 16h de 21 de setembro.
A Fundação Getúlio Vargas (FVG) é a banca responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das provas.
Os interessados em concorrer devem acessar o site www.conhecimento.fgv.br, selecionar o edital desejado e, em seguida, clicar no botão "Inscreva-se".
A página exigirá a inserção de CPF e senha (para quem já possui login) ou a criação de cadastro para novos usuários.
+ Tire dúvidas sobre os editais do Senado
A seguir, basta inserir todos os dados e informações requeridos pela banca, incluindo a cidade de interesse para realização das provas.
O último passo é o pagamento da taxa de inscrição — quem desejar obter isenção deverá solicitá-la até 25 de agosto. Os valores foram fixados em:
Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a FGV por meio do telefone 0800 283 4628, além do e-mail concursosenado22@fgv.br.
Das 1.002 vagas em disputa no concurso do Senado, 22 são para contratação imediata e 980 para formação de cadastro reserva (CR). Distribuídas entre cinco editais, as oportunidades são para carreiras de:
Os cargos de consultor, policial legislativo e analista (especialidades administração, processo legislativo e registro e redação parlamentar) podem ser disputados por profissionais com curso superior em qualquer área.
As demais funções de analista cobram graduação em áreas específicas (arquivologia, assistência social, contabilidade, enfermagem, informática e engenharia). Já o emprego de advogado é destinado a bacharéis em direito.
As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 6 de novembro — apenas para os concorrentes a advogado e consultor, a segunda avaliação ocorrerá no dia 27 do mesmo mês.
Com aplicação em todas as capitais brasileiras, os exames abordarão conteúdos sobre língua portuguesa, língua inglesa, raciocínio lógico matemático, legislação, conhecimentos em direito e conhecimentos específicos.
Ainda sem datas definidas, as demais etapas do processo seletivo incluem:
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do órgão, conforme estabelecem os editais.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Senado
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores