Concurso AEB (Agência Espacia Brasileira) será realizado para cargos de analista e tecnologista, ambos com exigência de nível superior
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/11/2024, às 11h18
A publicação do edital do novo concurso AEB (Agência Espacia Brasileira) deve ocorrer, no mais tardar, até 8 de fevereiro, limite indicado na autorização do certame, divulgada em agosto, pela pela ministra da Gestão e da Inovação substituta, Cristina Kiomi Mori. O processo está em fase de escolha da banca organizadora, que deve ser divulgada no decorrer de dezembro. Uma vez definida a empresa e assinado o respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção, o que pode ocorrer antes do prazo definido pela Gestão.
Ao todo, a AEB oferecerá 30 vagas, para cargos de nível superior, da seguinte forma:
A remuneração inicial básica é de R$ 6.662,68. No entanto, os aprovados também deverão contar com complementos, de acordo com formação de especialização, mestrado ou doutorado.
Segundo a portaria autorizativa, a aplicação das provas devem ocorrer dentro de um período de dois meses após a publicação do edital.
A Agência Espacial Brasileira é a uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara, Maranhão, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte.
O último concurso AEB ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 66 oportunidades de níveis médio e superior, sendo sete para pessoas com necessidades especiais e 13 reservadas aos afrodescendentes. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Cetro.
No caso de ensino médio foram oferecidas 12 vagas para o cargo de assistente em ciência e tecnologia (C&T).
Para nível superior, a distribuição foi a seguinte:
A seleção foi composta de provas objetivas e análise de títulos.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anterioresAgência Espacial Brasileira é a uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara, Maranhão, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte.