O concurso AGU (Advocacia Geral da União) tem oportunidades para candidatos com formação de nível superior em direito e dois anos de prática forense
Patricia Lavezzo Publicado em 09/01/2023, às 08h17
A Advocacia Geral da União – AGU abre nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, o prazo de inscrição de três editais de concurso público para as carreiras de procurador da fazenda nacional, procurador federal e advogado geral da união. Ao todo, o concurso AGU preencherá 300 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva.
Do total de ofertas, 225 são para ampla concorrência, 15 reservadas a pessoas com deficiência e 60 aos negros.
As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
A remuneração inicial, para as três carreiras, é de R$ 21.014,49, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Interessados em disputar uma das ofertas devem possuir os seguintes benefícios, comum a todas as funções:
Conforme disposto na Instrução Normativa AGU nº 1/2009, e suas alterações, serão considerados prática forense:
As inscrições serão recebidas até as 18h do dia 7 de fevereiro de 2023, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, nos seguintes links:
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 180, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 14 de março, observado o horário de funcionamento do banco.
O processo de seleção compreenderá as seguintes etapas, todas de responsabilidade do Cebraspe:
A prova objetiva e as provas discursivas, para todos os candidatos, serão realizadas nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. A prova oral, para todos os candidatos, a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer como pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros serão realizados somente em Brasília/DF.
Para o cargo de procurador federal, a prova objetiva será aplicada na data provável de 7 de maio de 2023. Ela será composta por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento:
No caso de procurador da fazenda nacional, a prova objetiva será aplicada na data provável de 21 de maio de 2023. Veja, a seguir, a distribuição das 100 questões:
Por fim, advogado geral da união realizará a prova objetiva em 30 de abril de 2023. As 100 questões estão distribuídas da seguinte forma:
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso AGU.
Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.