O concurso AGU (Advocacia Geral da União) reúne 300 vagas para os cargos de procurador da fazenda nacional, procurador federal e advogado geral da união
Patricia Lavezzo Publicado em 27/12/2022, às 11h28 - Atualizado às 11h36
Os três editais do concurso AGU (Advocacia Geral da União) foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 27 de dezembro. Ao todo, o certame preencherá 300 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva.
Estão em disputa os cargos de nível superior de procurador da fazenda nacional, procurador federal e advogado geral da união.
Sob organização do Cebraspe, as inscrições serão abertas serão abertas no início do ano e seguem até fevereiro. Os candidatos serão avaliados por meio de seis etapas.
As 300 vagas imediatas do quadro de pessoal da Advocacia Geral da União estão distribuídas entre as seguintes carreiras:
Do total de ofertas, 225 são para ampla concorrência, 15 reservadas a pessoas com deficiência e 60 aos negros.
Interessados em disputar uma das ofertas devem possuir os seguintes benefícios, comum a todas as funções:
A remuneração inicial, para as três carreiras, é de R$ 21.014,49, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Conforme disposto na Instrução Normativa AGU nº 1/2009, e suas alterações, serão considerados prática forense:
As inscrições serão recebidas entre os dias 9 de janeiro e 7 de fevereiro de 2023, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do processo de seleção, que é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, nos seguintes links:
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 180, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 14 de março, observado o horário de funcionamento do banco.
O processo de seleção compreenderá as seguintes etapas, todas de responsabilidade do Cebraspe:
A prova objetiva e as provas discursivas, para todos os candidatos, serão realizadas nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. A prova oral, para todos os candidatos, a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer como pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros serão realizados somente em Brasília/DF.
Para o cargo de procurador federal, a prova objetiva será aplicada na data provável de 7 de maio de 2023. Ela será composta por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas de conhecimento:
No caso de procurador da fazenda nacional, a prova objetiva será aplicada na data provável de 21 de maio de 2023. Veja, a seguir, a distribuição das 100 questões:
Por fim, advogado geral da união realizará a prova objetiva em 30 de abril de 2023. As 100 questões estão distribuídas da seguinte forma:
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso AGU.
concursos publicos concursos abertos concursos federais provas anterioresCabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.