O concurso AL CE (Assembleia Legislativa do Ceará) deverá contar com oportunidades de níveis médio e superior, com iniciais de até 4,5 mil
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 24/10/2019, às 11h43 - Atualizado às 14h59
Um novo concurso AL CE (Assembleia Legislativa do Ceará) deve ocorrer em breve. O primeiro passo ocorreu na última quarta-feira, 23 de outubro, quando o presidente da casa, deputado José Sarto (PDT), anunciou a seleção que, segundo ele, será para o preenchimento de 100 vagas, sendo 30 para cargos com exigência de ensino médio e 70 para nível superior. As remunerações iniciais devem variar de R$ 2.200 a R$ 4.500. A realização do concurso AL CE já está, inclusive, prevista no projeto de lei orçamentária anual 2020. Desta forma, novas informações devem ser confirmadas em breve
Embora os cargos e vagas ainda não tenham sido confirmados, o presidente da casa ressalta que “os cargos do concurso vão abranger várias áreas, principalmente direito. Por ser uma Assembleia, temos órgãos como a Procuradoria e a Consultoria, mas também economia, administração, contabilidade, tecnologia da informação, jornalismo, publicidade, engenharia civil, arquitetura e português”.
Também ressaltou que o órgão possui o mesmo organograma desde 1993 e, desde então, diversos órgãos internos foram criados, como a TV Assembleia, Procuradoria, Escritório Frei Tito, conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Escola Superior do Parlamento.
O último concurso AL CE ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 63 vagas, todas destinadas ao cargo de analista legislativo, com exigência de nível superior. Além disso, o concurso também foi destinado para formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
A seleção contou com provas objetivas, discursivas e análise de títulos. A parte objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.