Concurso ANEEL: autarquia confirma que enviará novo pedido para 191 vagas

Concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) está em pauta para ser autorizado ainda em 2023

Fernando Cezar Alves   Publicado em 16/05/2023, às 13h36 - Atualizado às 14h15

Concurso ANEEL: sede da Aneel: Google Maps

Um novo concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) poderá ser autorizado ainda em 2023. Acontece que a agência confirmou que deve encaminhar, nos próximo dias, um pedido de autorização para o preenchimento de 191 vagas em seu quadro de pessoal. Vale lembrar que o envio deve ocorrer até o próximo dia 31 de maio, para que as contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2024.

Embora a ANEEL não tenha antecipado a distribuição de vagas por cargos, é possível ter uma noção tendo como base um pedido anterior, encaminhado em 2022.

Na ocasião, o pedido foi de 184 oportunidades, sendo 85 para quem possui ensino médio e 99 para cargos de nível superior.

Todas as 85 oportunidades de ensino médio foram para o cargo de técnico administrativo.

Para nível superior, a distribuição foi a seguinte:

Concurso Aneel: veja as atribuições dos cargos

O técnico administrativo do concurso Aneel exerce atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Aneel.

Já o analista administrativo tem atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais da Aneel, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

E o especialista possui atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos e de exploração da energia elétrica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Aneel ocorreu em 2010. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados em 2022.

Sob a organização do Cespe/UnB, atual Cebraspe, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital.

As ofertas do concurso Aneel foram lotadas exclusivamente em Brasília (DF), porém as provas aconteceram em várias cidades do país.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores