Concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve ter o edital publicado, no mais tardar, até janeiro
Fernando Cezar Alves Publicado em 18/07/2023, às 13h17
Um novo concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) já está autorizado e contará com uma oferta de 40 vagas. A seleção foi anunciada nesta terça-feira, 18 de julho, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, dentro de um pacote de 2.480 vagas, em diversos órgãos. A seleção é aguardada desde maio, quando confirmado o envio de um novo pedido de aval para a Gestão.
Os cargos que serão contemplados pela ANEEL devem ser confirmados a qualquer momento, por meio da portaria autorizativa que será publicada no diário oficial da União. A partir da publicação, a agência contará com um prazo de seis meses para a publicação do edital, que deve ocorrer até janeiro.
O quantitativo autorizado é menor que o pedido enviado, que era de 191 vagas, para cargos com exigências de níveis médio e superior.
Em 2022, um pedido havia sido feito para 184 oportunidades, sendo 85 para quem possui ensino médio e 99 para cargos de nível superior.
Todas as 85 oportunidades de ensino médio foram para o cargo de técnico administrativo.
Para nível superior, a distribuição foi a seguinte:
O técnico administrativo do concurso Aneel exerce atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Aneel.
Já o analista administrativo tem atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais da Aneel, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
E o especialista possui atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos e de exploração da energia elétrica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
O último concurso Aneel ocorreu em 2010. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados em 2022.
Sob a organização do Cespe/UnB, atual Cebraspe, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital.
As ofertas do concurso Aneel foram lotadas exclusivamente em Brasília (DF), porém as provas aconteceram em várias cidades do país.
concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores