Concurso Anvisa: formada comissão para novo edital com 50 vagas

O concurso da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) será destinado ao cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária

Fernando Cezar Alves   Publicado em 05/09/2023, às 01h21

Concurso Anvisa: sede da Anvisa: Google Maps

O novo concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autorizado em 19 de julho pela ministra da gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, já conta com comissão organizadora formada. Os nomes dos membros do grupo foram divulgados por meio de publicação no diário oficial da União desta terça-feira, 5 de setembro. De acordo com o aval, a publicação do edital deve ocorrer, no mais tardar, até janeiro.

Ao todo, a Anvisa deve oferecer 50 vagas para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária. No entanto, um manifesto foi encaminhado em 15 de agosto para a Ministra da Gestão solicitando uma ampliação da oferta.   

Para concorrer ao cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 16.413,35. Além disso, os aprovados contarão com auxílio-alimentação no valor de R$ 658.

Concurso Anvisa: veja publicação oficial

PORTARIA N° 964, DE 4 DE SETEMBRO DE 2023

O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere o art. 172, VI, aliado ao art. 203, III, § 3º do Regimento Interno aprovado pela Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 585, de 10 de dezembro de 2021, e considerando a autorização concedida pela Portaria MGI nº 2.853 de 18 de julho de 2023, resolve:

Art. 1º Instituir a Comissão Organizadora do Concurso Público para provimento de cargos públicos efetivos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, regidos pela Lei 10.871/2004, composta pelos seguintes membros:

Representantes da Gerência Geral de Gestão de Pessoas - GGPES:

1. Denise Soares Mendes Amorim

2. Renata Meneses de Melo

3. Tatiana Lima e Silva Rubino

Representantes dos servidores ocupantes do cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária:

1. Adriana Mitsue Ivama Brummell

2. Stefania Leirias Braga

Art. 2º Designar para Presidente da Comissão a Gerente de Desenvolvimento de Pessoas Denise Soares Mendes Amorim e, em suas ausências, a Gerente substituta de Desenvolvimento de Pessoas Tatiana Lima e Silva Rubino.

Art. 3º Compete à Comissão Organizadora do Concurso planejar, acompanhar e fiscalizar os procedimentos administrativos necessários à realização do concurso público.

Art. 4º Esta de Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ANTONIO BARRA TORRES

Saiba como foi a última seleção

O último concurso Anvisa para especialista ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 157 vagas para a carreira, com lotação em Brasília. A banca organizadora, na ocasião, foi a Cetro.

A prova objetiva contou com 120 questões, da seguinte forma:

Também foi aplicada uma questão discursiva sobre regulação e vigilância sanitária.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. A autarquia é responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, para posterior comercialização, implementação e produção no país. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portos, aeroportos e fronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária. Sua atuação abrange também o monitoramento e a fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde. A agência atua ainda na esfera econômica, ao monitorar os preços de medicamentos e ao participar da Câmara de Medicamentos (Camed).